Lançamentos de Maio: Editora Aleph


Oi, gente!

Em Maio de 2017 tivemos mais dois super livros lançados pela Editora Aleph! Vem ver quais foram.



Os Despossuídos - Úrsula Le Guinn

Ganhador do prêmio Nebula de melhor romance em 1974, além do Hugo e do Locus em 1975, Os Despossuídos lida com temas fundamentais a sua época, como o capitalismo, o comunismo russo e o anarquismo, além dos conceitos de individual e coletivo. O romance se passa em dois planetas-gêmeos, Uras e Anarres, com sistemas políticos opostos e prestes a entrar em conflito, numa alusão à Guerra Fria. A obra é ambientada no mesmo universo de A Mão Esquerda da Escuridão, e as duas histórias possuem muito em comum: ambas apresentam um estrangeiro precisando compreender e se adaptar a um território desconhecido e totalmente diferente do seu local de sua origem.

A Trama

Urras e Anarres são dois planetas-gêmeos. O primeiro é um mundo dividido em vários estados e dominado pelos dois maiores, que são rivais. Numa alusão clara aos Estados Unidos e à União Soviética, um dos estados possui uma economia forte e uma sociedade patriarcal, enquanto o outro se posiciona como proletário e deseja imprimir seu modelo político em todo o planeta. Já o planeta Anarres vive uma situação bem diferente: sua política anarquista, que representa uma terceira via à crise planetária de Urra, cria uma ilusão de sociedade perfeita. Tal ilusão só é quebrada quando um jovem e brilhante físico, Shevek, descobre a “Teoria da Simultaneidade”, que pode acabar com o isolamento do planeta, assim como favorecer as guerras de seu vizinho.

Leviatã Desperta - James S.A. Corey


Uma das mais importantes obras da ficção científica contemporânea e indicado aos prêmios Hugo e Nebula, o romance é o primeiro volume de uma série composta, atualmente, por 6 livros, que serão lançados posteriormente pela Aleph. O thriller também foi adaptado para a série The Expanse. 

A Trama

Repleta de conflitos políticos e grandes investigações policiais, a história se passa em um momento conturbado para a humanidade, duzentos anos após sua expansão para o espaço. Com o uso da tecnologia e a intenção de colonizar o universo, os humanos se espalharam pelo sistema solar e ocuparam diversos planetas, se dividindo em grupos com interesses conflitantes. É nesse cenário que um capitão de nave e um detetive decadente se envolvem nas investigações do desaparecimento de uma garota; e o que eles descobrem leva nosso sistema solar à beira de uma guerra civil e expõe a maior conspiração da história humana. Embora possua elementos comuns às space operas, Leviatã Desperta também traz um clima noir e muito suspense - sua trama principal é uma investigação conduzida pelos protagonistas. Tais características fazem do livro uma obra que agrada os fãs da série, os leitores de clássicos do sci-fi, que têm predileção pela criação de grandes universos, e também os que preferem histórias com mais ação e mistério.

Esse último me lembrou meu querido Fundação, então mal posso esperar para conferir, né?


Eu já garanti os meus. E você?

6 Comentários

  1. Oi, tudo bem?

    Eu participo do Leia Mulheres aqui da minha cidade e um dos livros da Ursula (A mão esquerda da escuridão) foi quase votado para entrar em uma das leituras do ano (só não entrou, porque o pessoal não é muito fã de sci-fi). Eu já quero conhecer alguma obra da autora há bastante tempo, e espero que seja esse ano. Fico feliz por saber sobre Os despossuídos. Achei-o bastante próximo da literatura social, estilo George Orwell. O segundo livro não me interessa tanto - até gosto do estilo noir, mas mais em filmes. O gênero pouco me faz gostar de alguma leitura, acabo sempre irritada - ou então acabo abandonando o livro.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AI flor, insista nele novamente! Vai ser mito bom pra todo mundo. O pessoal precisa parar com essa mania de achar que scifi de livro é a mesma coisa de filme: só explosão e coisas novas, estranhas. São sempre mundos com situções pertinentes para discutir o nosso próprio! Ganha de qlq livro de sociologia hahaha

      Excluir
  2. Olá, preciso adquirir algum livro da editora para conferir o trabalho deles. Eu quero ler o da Úrsula Le Guinn, já tinha visto ele pelas redes sociais da editora e fiquei curiosa com a premissa.

    ResponderExcluir
  3. Eu não garante os meus ainda,as fiquei interessada. Obrigada pelas dicas.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  4. Olá, a editora sempre surpreendendo com ótimos lançamentos.

    Adorei.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Gostei muito dos livros da Aleph, fiquei curiosa para ler O despertar do Leviatã :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem