Resenha: Confissões Online - Iris Figueiredo



Título:
Confissões online - Bastidores da minha vida virtual
Autor: Iris Figueiredo
Editora: Generale
Páginas: 229
Onde comprar: Saraiva
Sinopse: Prudência é uma característica que só consta no sobrenome de Mariana Prudente. A menina viu sua vida mudar de cabeça para baixo em poucos meses: perdeu a popularidade, o namorado, a melhor amiga e o grande sonho de fazer um intercâmbio. Mariana vê seu nome rabiscado nas cabines do banheiro da escola e escuta fofocas sobre ela pelos corredores do colégio e fica sem rumo. O vestibular se aproxima, sua irmã está enlouquecida por causa do casamento marcado, e tudo que ela quer é não pirar enquanto suporta os últimos meses no ensino médio. Sem lugar para desabafar, Mari vê no ambiente virtual uma chance de descarregar todas as angústias do mundo off-line, criando o vlog Marinando. Com sua banda preferida como trilha sonora, ela conta com a ajuda de Arthur e Carina para mergulhar no mundo virtual e esquecer os problemas do mundo real. Com uma câmera na mão e alguns vídeos na internet, Mariana Prudente vê sua vida mudar mais uma vez, pois chegou a hora de sair dos bastidores e ser protagonista novamente.
Grandes mentiras têm o poder de destruir vidas. E não há borracha que apague os danos causados por elas. 


 
Confissões Online foi um livro surpresa. Sabe quando você pega um livro pelo título, acha que vai ser legalzinho e tal e daí lê e fica TOTALMENTE apaixonada? Foi o que aconteceu.



O livro conta a história  da Mariana Prudente. Estudante do último ano do ensino médio, Mari está vivendo uma das piores coisas que um adolescente pode viver: graças a boatos espalhados por alguém, ela perdeu o namorado e os amigos. E pior, sua melhor amiga e seu ex começaram a namorar. E mais: todo mundo tomou o boato como verdade e passou a hostilizar a Mari. Não é de surpreender que tudo que ela mais queira é que a escola acabe. Só resta a Mari sua outra grande amiga, Nina, que infelizmente mudou de escola para uma melhor devido à proximidade com o vestibular. Sentindo-se sozinha e precisando desabafar, Mari decide gravar um vídeo para a internet. E, a partir daí, começa uma série de acontecimentos que vão mudar não só seu ano, mas sua vida. Sucesso na internet, novo amor, preocupações escolares, casamentos, intercâmbios... está tudo prestes a acontecer.


A Iris acertou em cheio no tom que decidiu dar a esse livro. A história pode parecer clichê a vocês, que estão acostumados com youtubers, mas em 2013 (quando o livro foi publicado) ainda não havia toda essa loucura com webcelebridades e e história escolar da Mari passa longe de algo bobo e mentiroso. O que rolou com ela rola por aí o tempo todo. Todas as meninas estão passíveis de passar por algo assim. Foi ótimo a Iris abordar esse tema com a leveza com a qual foi trabalhado, pois cria identificação sem dramatização exagerada.

 
Todas nós já passamos por alguma situação em que o ambiente escolar minou nossa auto-estima. Todas nós já perdemos um namorado para algum acontecimento péssimo. Todas nós já fomos trocadas, já nos sentimos usadas. E todas nós queríamos algum jeito de escapar disso. A Mari consegue. Todas as emoções descritas por ela, desde o jeito que ela se sentia com as amigas até como a gente se sente com o primeiro namorado ou novas conquistas... é tudo muito crível. Eu me senti de volta à minha adolescência. Eu revivi situações minhas. Te juro que quase chorei várias vezes.

Eu tinha amado o Eduardo. Ele foi me primeiro namorado, me apresentou minha banda favorita e deitou no sofá várias tardes de domingo para assistir a filmes ao meu lado. Por pior que tenha sido o fim, eu ainda guardava boas lembranças dele Talvez, lá no fundo, eu ainda gostasse dele do mesmo jeito que gostava quando o beijei pela primeira vezes. 

O livro é tão divertido quanto emocionante. Ele contagia e te traz para a história sem cansaço. Comecei a ler em um dia e terminei no outro. Não conseguia parar e olha que tô estudando para concurso :o (Viu, Iris, você me fez ter que refazer meu cronograma de estudo).

Todos os personagens são bem explorados em seus núcleos. Temos a ex amiga e o ex amor ali no backstage fazendo o que tem que fazer. Temos a única amiga restante, Carina, sendo uma ótima história secundária (polêmica), temos o novo interesse amoroso no lindo do Arthur, temos ótimas figuras de pais... enfim, tem tudo que um romance adolescente precisa ter para ser real e criar envolvimento.

Sabe aquela sua amiga que você só descobre quem é quando tem a oportunidade de te ferrar? Sabe aquela amiga que você sempre teve e passou a só dar importância de verdade quando precisou e só ela esteve lá? Sabe aquele romance que você nem sabia que queria? E aquele namorado que só vem pra te bagunçar? Sabe AQUELA oportunidade de vida que você sempre quis? Tem tudo isso aqui. E a Mari é uma protagonista ótima! A narrativa é em primeira pessoa com a visão dela (e você sabem como odeio protagonistas) e tudo vai sendo contado com tanta intimidade que você se sente parte da história! A escrita da Iris é simplesmente uma delícia.

Sobre a edição: só vi um errinho em uma página. De resto, é todo perfeito. Folha levemente amareladas (sempre um acerto), fonte e tamanho de letras ótimos, diagramação bem simples, mas que combina bem e cumpre seu papel. A capa é bem adolescente, toda no tema. Adorei tudo.

Resumindo... é uma história adolescente que cria identificação com qualquer mulher que leio em qualquer idade. Eu tô super ansiosa pelo próximo da série. Preciso saber o que rola com Mari + Arthur, com a Carina, se rola vingança contra o Léo... quero leeeeeeeeeeeer!!!


11 Comentários

  1. Oi, Grazi.
    Eu não conhecia nem o livro e a autora. Mas apesar de ser uma boa dica, eu não estou muito em clima para aguentar uma protagonista teen. Talvez mas pra frente eu leia e me identifiquei com ela, mas agora acho que não.
    Ótima resenha!
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu também achava isso... até começar a ler. Haha. Sério, dá uma chance que vale a pena!

      Excluir
  2. Oi Grazi, mais um livro nacional que eu também não conhecia. Mas agora me chamou a atenção. Parabéns pela resenha.

    Beijos!

    http://colecionadoresdelivross.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Tenho a leve impressão que já ouvi falar sobre esse livro. Eu amo enredos que incluem adolescentes, é tão divertido. Não conhecia a autora e nem a obra, mas fico muito feliz em poder adicioná-lo na minha lista.
    Abraço, Visite o Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?

    Já vi esse livro por aí, mas nunca quis ler. Nunca tinha lido uma resenha dele e a sua me provou que o livro parece muito bom. A ambientização da internet me lembrou eu mesma, quando me "achei" no mundo da escrita ao começar a publicar minhas primeiras fanfics e perceber que eu estava no caminho certo (e os anos me renderam ótimos amigos que tenho até hoje!). Acho que eu iria gostar muito do livro <3

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Grazi! Tudo bem?
    Amei sua resenha e fiquei encantada com o enredo do livro. Não conhecia, mas já está na minha lista de leitura. Adoro livros com temáticas adolescentes e esse tem uma pegada bem atual. Adorei a dica!
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Oi Grazi, tudo bem? Eu sou a louca das histórias juvenis, então CLARO que esse livro já foi para a minha lista hahahahhaha
    não gosto muito quando há uma rixa entre garotas. MAS já que não é apenas isso e há outra amiga também, fiquei interessada :)
    Com certeza vai para a lista e espero amar tanto quanto você =D
    Ahhhh e ler esses livrinhos leves é bom quando estamos estudando. Dá uma arejada nas ideias hahahha
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. A Iris é uma ótima autora da Literatura nacional e fiquei feliz por ver uma resenha linda dessa sobre o livro dela! Parabéns, Grazi!

    ResponderExcluir
  8. Apesar de não conhecer a editora, já ouvi falar do livro. Hoje mesmo eu estava refletindo sobre como é bom ser surpreendido pela literatura nacional. Ainda mais quando estamos cada vez mais fixos na ideia de que o outro escreve melhor, publica melhor, edita melhor... Quero ler esse livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Não conhecia a autora e nem a editora, mas eu achei esse livro muito interessante. Gosto de livros nesse estilo.
    Sua resenha está muito bem feita e fiquei realmente curiosa.
    Quero ler!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  10. Oi!!
    É tão bom quando uma leitura surpreende a gente. Embora a temática desse livro seja bem adolescente, ele parece ser uma leitura muito boa e envolvente.
    Muitas meninas passam pelo que a Mari passou e procuram uma maneira de escapar de tudo isso, a maneira que a Mari encontrou é muito interessante e trouxe muitos benefícios a ela.
    Tenho muita vontade de conferir esse livro.
    Beijão!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem