Crítica: Esquadrão Suicida - Valeu a espera?

 



Oi, pessoas.

E então, depois de muito chorar de reclamação pela demora em conseguir ir ao cinema, finalmente assisti Suicide Squad. Vem conferir o que achei do filme.

Bom, foram meeeeses de espera, assim como em Deadpool. Muita antecipação, muitos memes, muita propaganda, muita esperança e, o grande problema... muitos trailers. Sério, eu já deveria ter aprendido que não se deve assistir mais do que um trailer. Hoje em dia ninguém mais sabe contar pouca coisa D: Mas enfim...

Quantos aos aspectos técnicos: fotografia aceitável, normal. Combina com o clima do filme (apesar de ser meio escura demais), mas deu uma pecada no clímax final. Ficou bem ruinzinho de conferir o que rolava. Roteiro: fraco. Eu já tinha achado o do Deadpool meio sem graça, mas ao menos deu pro gasto, fez sentido e mostrou quem é o Pool. Mas no Squad não rola isso. A impressão que dá é que foi um filme introdutório pra Harley, Deadshot e Joker (será que foi?). A direção arriscou muito pouco para o material que teve.





Os únicos membros do Squad bem explorados e que tem suas origens bem explicadas são Deadshot e Harley. Sem falar nas tramas dentro do filme que são totalmente voltadas a eles e mais ou menos ao Flag e a Enchantress. Tem também a abertura de um arco de redenção pro Deadshot. Ficou bacana, mas eu esperava um bocadinho mais de bad nele ao invés de só badass. Quando à Harley e o Joker... preciso reclamar: cadê o nexo com a história deles nos quadrinhos? Não é que o que fizeram no filme tenha ficado ruim, mas faltou muita coisa para caracterizar essa relação. Fora isso, a atuação da Margot realmente deu vida à Harley. Já Jared escolheu um meio termo entre gangster e maluco que ficou mais engraçado do que assustador. Eu sei que eu não devia, mas é difícil não comparar com o Joker do Heath Ledger (saudades) que dava medo sempre que aparecia. Bom, o que se pode dizer do novo Joker é que sim, ele dá a impressão de ser imprevisível, mas só pela loucura mesmo. E olha, gente, na boa, qual a necessidade de colocar o Joker no filme se iam cortar tanto a participação dele? Se eu parar pra pensar agora, não tem uma única cena que ele tenha realmente sido o fodão. Pelas notícias dos bastidores parece que ele foi mais Joker in off do que em cena.



O Will detonou na atuação, só que ele tem aquela coisa de sempre darem a ele papéis parecidos, então meio que você vê o mesmo Will de sempre. Atua bem, mas não ninguém dá a ele algo que o faça ir além.




A Harley é um show à parte, é claro. O filme é totalmente dela, mesmo que se concentre em algum outro personagem, ela rouba a cena. Porém, isso não tirou o bom trabalho dos outros atores. Rick Flag faz muito bem o estilo soldado americano, Katana aparece pouco mas é totalmente crível, Capitão Bumerangue é um alívio cômico às vezes mal colocado, mas que faz o que veio a fazer. Só o achei meio deslocado no quesito ''necessidade do personagem''. Killer croc e El Diablo tem seus momentos também. Enchantress é algo que prefiro não comentar, já que é a surpresa da história. Viola Davis está indefectível como Amanda Waller. Se a DC for esperta, vai botar essa mulher em todos os filmes nem que seja numa participação especial. A bicha arrasa. No geral, os atores foram muito bem. O problema foi a superficialidade da história mesmo.

''Olha, fogo. Uuuuh''

A trilha sonora precisa ser comentada: que lacreeeeeeeeeeee! Todas as músicas maravilhosas dos trailers estão aqui, mas, precisa-se dizer: só estão lá pelo simples fato de que alguém com bom gosto quis botar. É mais ou menos como se fosse um clipe musical de cada personagem. Aqui a trilha sonora não age como personagem. Uma pena. Não tira o glamour das escolhas, afinal sempre que alguma tocava dava uma certa emoção, mas quebra o encanto. 

O humor que tanto esperávamos está aqui, mas como eu falei, os trailers destruíram isso. Por favor, trailermakers, PAREM de estragar a graça das melhores cenas cômicas.  Figurinos: sem reclamações aqui. Todos estão muito bem caracterizados. Participações especiais: Teeem! Curtinhas, mas legais. Lutas: eu não sei muito bem o que achei. A fotografia não ajudou a entender o que rolou nas cenas finais, mas as do meio ficaram muito boas. Sempre dando destaque aos já mencionados, mas mandando bem com os outros também.

Lembro que o filme foi remodelado quando saíram as críticas de Batman vs Superman e, inclusive, filmaram outras cenas que detonaram o orçamento. E fico inconformada que o que poderia ser uma chance de acertar, tenha se transformado num filme cheio de cortes toscos e ainda por cima feito por John Gilroy, o cara responsável por O Abutre.

O que se pode dizer em resumo é: Suicide Squad foi o filme mais esperado do ano (já que o Deadpool saiu bem cedo) e acabou que tive expectativas demais que foram pouco correspondidas. Sim, eu gostei. Sim, vou ver de novo. Sim, me diverti. Vou assistir se tiver um segundo filme. Mas preciso reclamar: com tantas HQs com histórias incríveis, por que sempre adaptam tão fracamente? A Warner tentou, mas não deu pra manter o padrão da trilogia Batman Begins. E a DC tentou, mas não deu pra ter seu próprio Guardiões da Galáxia. O melhor que eu posso dizer é: apesar de todas as falhas, as duas horas de filme passam bem rápido. Rolou entretenimento.


P.S.: Tem cena extra. E a arte nos créditos são ótimos. Nisso os filmes de HQs não erram.




Elenco: Will Smith, Jared Leto, Margot Robbie, Viola Davis, Cara Delevingne, Joel Kinnaman, Jai Courtney, Jay Hernandez, Karen Fukuhara, Adewale Akinnuoye-Agbaje, Adam Beach, Ben Affleck
Direção e Roteiro: David Ayer
Gêneros: Ação, Fantasia
Duração: 130 min (2h 10min)

5 Comentários

  1. Eu vi o filme... gosteeei muito!
    Como não acompanho os quadrinhos, não notei nada de estranho, ne?

    Já estou seguindo o blog
    Colecionadores de Livros
    Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em adaptações de quadrinhos, às vezes é melhor não ter lido nada mesmo xD

      Excluir
  2. Oiê!
    Como não conheço as hqs, gostei bastante de Suicide Squad, mas também percebi que parece ser um filme mais da Arlequina e do Pistoleiro do que qualquer outra coisa... Também achei o coringa bem pouco aproveitado, uma pena...
    PS: seu blog é lindo! =)
    Bjss
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! *-*

      Pois é. Sem ter lido nada da HQ o filme fica bem melhor, mas quando pensa no que realmente cada personagem deveria ser... que coisa mal feita. Mas ainda acho que o problema maior foram os cortes e as colagens mal feitas mesmo.

      Excluir
  3. Gosto das histórias que contam os filmes porque são muito interessantes, podemos encontrar de diferentes gêneros. De forma interessante, o criador optou por inserir uma cena de abertura com personagens novos, o que acaba sendo um choque para o espectador. Desde que vi o elenco de Esquadrão Suicida imaginei que seria uma grande produção, já que tem a participação de atores muito reconhecidos, pessoalmente eu irei ver por causo do ator Jared Leto, é muito comprometido. Ele recentemente atuou em Blade Runner 2049. É um dos melhores Drama Filmes, e vale muito la pena ver, os recomendo muito.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem