TOP: 7 piores adaptações cinematográficas

A despeito de algumas poucas exceções, em geral, adaptações de livros para filmes nos deixam muito revoltados. É um tal de diretor que parece que não leu o livro, ator principal ruim, enredo pela metade ou quase todo modificado. Claro que existem fatores, como orçamento, que podem modificar o que o diretor consegue fazer com aquele filme, mas é certo que alguns títulos se tivessem um fã como diretor teriam saído muito melhores. Aqui vai alguns exemplos de adaptações que fizeram os fãs ficar loucos de raiva.
P.S.: Esta lista foi escrita considerando a visão de leitor, ou seja, é o que uma pessoa que leu os livros e assistiu os filmes. Sempre consideremos que para quem não leu, o filme pode ter sido bom.

Confira a lista:
  1. Harry Potter
asd


Como uma Potterhead assumida e orgulhosa que sou eu gostaria de dar o primeiro lugar para essa adaptação que até hoje me deixa de cabelo em pé com tamanha falta de respeito com os fãs leitores. O que me deu a impressão na maioria dos filmes da franquia é que a Warner e os diretores, apesar de terem nas mãos um dos melhores enredos fantásticos já escritos e um grande orçamento, decidiram fazer um filme que alcançasse toda a massa de não-leitores e descrentes. Eu sinceramente não sei como uma pessoa que leu o livro poderia gostar desses filmes. O primeiro e o último (parte II) são até bem feitos. Chris Columbus bem que poderia ter dirigido todos os filmes de HP. Teria saído uma coisa mais aceitável. Tudo nessa adaptação, pra mim, é errada. Começando pelo protagonista que conseguiu de alguma forma só piorar sua atuação ao longo dos filmes. Cada cena que imaginava ele conseguiu destruir com sua cara de nada. Daí vem os cortes sem sentido de enredo, junto as modificações. Afinal... desde que Dobby é introduzido ele aparece em todos os livros fora HP3 e só colocaram ele de volta no filme quando já não podiam substituí-lo pelo Neville. Estragaram o Rony, estragaram a ideia de Hermione, estragaram até o Neville e todo o conceito de Voldemort, Lílian e Sirius. Enfim, só não coloco em primeiro lugar por que ao menos conseguiram fazer um negócio que deu pra continuar e concluir a série.
Palavra que define: Aceitável.  
  1. Alice no país das maravilhas
asdfgh

Apesar de usar seus grandes coringas, Johnny Depp e Helena Bonham Carter, Tim Burton errou na mão (ou seria na fita?) quando resolveu dar sua visão sombria e adulta na história de Alice. A história não tem pé nem cabeça, por que usa a mesma lógica do texto original de Lewis Carroll só que com a Alice adulta e com alguns adicionais sem necessidade. Tipo... ele meio estragou o enredo infantil. Fora o visual do filme que é muito lindo, eu achei esse filme todo um desacerto só. A protagonista é sem sal. O personagem de Depp parecia uma alusão a Willy Wonka. Burton poderia ter ficado sem essa no currículo.  
Palavra que define: Perturbador  
  1. Desventuras em série
njhj

Daniel Handler fez um trabalho até bem legal com a série de livros Desventuras em Série apesar de eu ter achado desgraça demais e ter parado no oitavo livro. Mas é bom, ao menos. Não sei como ele deixou que fizessem o que fizeram. Jim Carrey é a graça do filme e mesmo assim não consegue salvar. Não há empatia ou simpatia com os personagens simplesmente por que condensaram três livros num filme só e jogaram o maior mistério da trama, dando uma resolução que não existe nos livros e com um final feliz. Cara, como assim? Deturpação de enredo foi maciça aqui. Uma tristeza.
 Palavras que definem: Sem sentido  
  1. Instrumentos Mortais
tru

Apressado, sem graça e deturpador de enredo. Apesar do elenco de atores jovens e talentosos, só a Lily Collins (Clary) criou alguma identificação com o público. Eu também não acho o livro lá essas coisas, mas quando se vê uma adaptação você espera ao menos fidelidade e um elenco empenhado. Tudo nesse filme me deu a impressão que a maioria do povo não sabia quem estavam interpretando. Acho que nem eles sabiam qual era a trama, de tão apressada que foi. Os flashbacks constantes e as piadinhas meio '' não estamos levando a trama a sério'' só pioram o ritmo do filme. Há, ao menos, uma parte legal do filme que é a aura sombria e os tons escuros de todas as cenas, até nas de dia. Isso foi bem feito.
Vi muita gente que leu o livro comentando que gostou e fico até abismada com isso. Todo o diálogo é clichê, do início ao fim e as cenas de romance de Jace e Clary... nuss, que tosquice. Até os temas que o livro aborda, tipo incesto, são mal explorados. Enfim... ruim. Apenas.
Palavras que definem: Sem graça  
  1. Dezesseis Luas
nbj

Pra ser sincera eu não tenho ideia de como cheguei ao final desse filme. A trama é parada até pelo menos um pouco mais que a metade, o casal principal não tem química, o elenco é meio perdido e sem carisma nenhum. Ok, o elenco adulto até salva o filme. Mas toda a história é um clichê tão crepusculesco que eu fiquei cansada. Não estou dizendo que é ruim por ser parecido com Crepúsculo, mas é que já deu esse tipo de trama né? E agora eu falo tanto do livro quanto do filme: ligados pelo destino, o casal se encontra, se apaixonada, um deles é um ser sobrenatural, alguma coisa impede o amor deles e então resolvem lutar juntos para vencer. Ao menos posso dizer que apesar de sem carisma, os atores atuam muito bem. Aqui eu acho que uma umas mudanças no enredo até que fariam bem. Meu maior problema com esse filme é que acho que existem vááários outros livros melhores esperando para serem adaptados.
Palavra que define: Clichê  
  1. Percy Jackson
hgtrt

Tinha tudo pra dar certo. Uma série boa, com bons personagens, uma boa trama, uma simpatia gigantesca dos fãs. Mas, exatamente como Harry Potter, deu pra pegar uma produção pouco comprometida e um estúdio mais voltado para $$$$ do que para agradar aos fãs. Sério, será que ainda não notaram que ser fiel ao enredo é a garantia do sucesso? Eles não aprenderam com Eragon e resolveram estragar também a obra de Rick Riordan. Percy já começa errado nas idades dos personagens principais, por que impede que uma profecia dos próximos livros faça sentido. Alie isso a pouco tempo pra desenvolver a trama, cortes absurdos no enredo e mudança nas características dos personagens: pronto você tem a receita pra deixar um fã com sangue no olho. A adaptação de O Ladrão de Raios foi tão ruim que levou muito tempo para decidirem produzir O Mar de Monstros e não levou muito tempo da estreia desse último para que fosse anunciado o fim da franquia. O entretenimento é até legal, se você ignorar o livro. Mas o que foi lido não pode ser deslido.
  Palavra que define: decepção  
  1. Eragon
rwewr

Essa foi a maior cagada das adaptações de livro-filme. A Fox deveria se envergonhar. Sinceramente. Ter orçamento para contratar um diretor comprometido ao enredo e não fazer isso foi sacanagem. Pegaram um livro divertido, com uma ótima trama, personagens bem desenvolvidos na extensão da saga e pum, fizeram essa merda fedida. Nada, absolutamente nada faz sentido nesse filme. Não sei porque chamaram de Eragon. Não tem nada a ver com o livro! Mudam a sequência dos eventos e criam outros que nunca poderiam ter acontecido. Apressaram toda a trama. O elenco também pareceu super descomprometido, mas também coitados... acho que nem eles sabiam o que tavam fazendo. Não há identificação/simpatia com os personagens, nem mesmo com a Saphira, a dragão da capa do livro. Aliás... que ideia foi aquela de inventar de botar um dragão pra crescer de bebê pra adulta em SEGUNDOS? Argh, que revolta. O final do filme foi tão ruim, que mesmo se o Christopher Paolini tivesse deixado, não teria como seguir adiante com a trama sem mexer MUITA coisa no segundo filme. Enfim, foi um total desperdício de dinheiro e o maior desrespeito com os fãs que já vi.
Palavra que define: Horrível


É, soltei o verbo. kkkkk Tava revoltada com essas coisas aí há muito tempo u_ú Enfim, o que vocês acham? Querem jogar tomates em mim ou ficaram de cabelos em pé também? Contem-me :)  

17 Comentários

  1. Oi, Grazi!
    Da sua lista, eu só vi "Alice" e "Desventuras em série", mas só li os livros deste último. Achei a adaptação toda meio bagunçada... Com fatos fora de ordem, algumas coisas ausentes e, como disse, o mistério jogado. Espero que a série seja melhor, ainda não vi.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Concordo em alguns filmes mesmo, eu gosto dos filmes hp mas poderia ter sido beeem melhor. Instrumentos mortais eu até que gosto, mas a nova série Shadowhunters é um pouco melhorzinha até. Desventuras de série foi muito corrido colocar muito livro em pouco tempo, ja viu a versão do netflix? Achei bem fiel e sem nenhum final feliz.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá! Alice no país das maravilhas eu gosto, porém a versão em animação é bem melhor. Desventuras em série ainda quero ver, que pena que você acho uma das piores cinematográficas. Instrumentos Mortais gosto bastante, acho que o filme muito melhor que a adaptação em série - que não curti nada. Mas o livro é melhor. Dezesseis Luas é uma adaptação decepcionante. Percy Jackson podia ser muito melhor, realmente é uma decepção. Eragon também não gostei. Beijos'

    ResponderExcluir
  4. vamos pela ordem do post:
    -nunca vi HP (não me apedreje kkkkkk acho que sou o único ser humano que nunca viu. parece até que eu morro isolada)
    -Alice eu só gostei pela musica que a Avril fez especialmente para o filme. essa atriz que eles escolheram como Alice.. me da sóno.
    -não vi nem li DEsventuras.. vou ser do contra e começar pela série kkkk
    -tenho ÓDIO dese filme de The Mortal Instruments. NADA A VER com o livro. estragou TUDO. nada salva nesse filme horrendo. blé
    -eu gostei de 16 luas, mas acho que isso foi porquê não li o livro e tinha a Viola Davis no elenco kkkkk sou fã dela
    -ódio mortal 2 por todas as adaptações de Percy. NADA A VER com o livro. desde os detalhes (como cor dos cabelos e olhos de Anabeth) até todo o resto
    -eragon nunca vi nem li. mas super tenho vontade de ver o filme. por qual começo: livro ou filme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia e o livro e mande o filme para o inferno! Sério, não faça isso com sua vida. A história do livro é rica em detalhes e tramas legais e o filme é uma baboseira que nem tem a classificação ''para crianças'' porque até criança merece uma história com linearidade.

      Excluir
  5. Nossa, é interessante como as pessoas reagem de maneiras diferentes com as adaptações. A maioria vai sempre preferir os livros mas muita gente também não reclama das adaptações. Eu, geralmente, prefiro os livros mesmo, mas os filmes me agradam e só prefiro os livros porque são únicos em meus pensamentos. Agora, eu sendo do contra, eu adorei essas adaptações.

    ResponderExcluir
  6. Eu não costumo levar adaptações a sério, pelo contrário assisto eles como se fossem histórias totalmente diferente das que li e dessa forma acabo não ligando para as mudanças que vejo, até porquê nunca iria ficar igual ao que está no meu cérebro.
    Então muitos dos que você citou eu gostei, mesmo tendo lido o livro. A única adaptação que eu tenho algo contra é Crepúsculo que poderia ter algumas cenas diferentes para mostrar o bom humor do livro, mas enfim o que ta feito, está feito.

    Beijos e até logo! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! O livro tem um tom diferente dos filmes, mas o Amanhecer Parte 2 foi melhor que o livro, exceto pela falta das cenas com o falsificador e a Bella.

      Excluir
  7. kkkkk Assisti todos, pra mim Dezesseis luas foi a pior. Deu até vontade de chorar no cinema.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Tenho que concordar com você, eles conseguiram fazer as piores adaptações possíveis, principalmente em Percy Jackson. Que pareceu qualquer coisa, menos algo relacionado ao livro, asuhauhsa.
    Só discordo de HP, pois mesmo tendo várias mudanças, eu consegui gostar deles <3

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Geralmente, adaptações são realmente bem mais fracas do que os livros. Eu concordo com a maioria dos filmes que você citou. Aliás, Cidade dos Ossos é tão ruim que eu quase desisti de ler o livro kkkkk. Agora, discordo muito com relação aos filmes de Harry Potter. Claro que tem muitas mudanças, mas é normal considerando a profundidade da história e o tamanho dos livros. Só filmes de umas quatro horas de duração conseguiriam chegar perto do que J. K. Rowling escreveu. Então, procuro pensar neles sem comparar com os livros, e acho que para o cinema eles funcionam bem. Gosto bastante da série toda <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eitaaa, esse ai te decepcionaram mesmo. hem! kkkkk
    Eu amo Alice no país das maravilhas, mas confesso que é sem pé nem cabeça um monte de coisas. hahah
    Quando são bem feitos, amo os clichês, mas é como você disse. TANTOOOS outros livros que poderiam ter sido adaptador.
    Amei o post!
    beijoos!

    ResponderExcluir
  11. Olá amore,
    Olha pra ser sincera, são poucas adaptações que eu curto... sei lá, sou muito apaixonada pelos livros.
    Adorei suas análises, parabéns!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  12. Oie...
    Adorei o post!
    Já me cansei de tantas cagadas em adaptações que hoje em dia nem assisto mais! Alice No País das Maravilhas foi tão decepcionante pra mim que quse infartei kkk...
    Enfim, acho que os cineastas devem trabalhar melhor nessas adaptações!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Haha! Adorei o post! Na sua lista, senti falta do "O orfanato da Srta. Peregrine para criança peculiares" Porque vou te falar... Que filme ruim em comparação com o livro, hein? Na verdade, o filme não é ruim, mas em comparação com o livro, é uma decepção total. Queria saber suas impressões sobre ele. Acredito que o único filme recente que eu tenha gostado da adaptação para o cinema foi o do livro "Como eu era antes de você" Porque foi fiel à história. Mas lógico que a história do livro é muito mais emocionante. Você chegou a ler ou assistir esse? Não conheço o livro "Os instrumentos mortais" E mesmo não tendo lido o livro, achei o filme muito, mas muito corrido mesmo. A paixão da menina pelo caçador de sombras não foi convincente, aconteceu muito rápido e eu quando fui assistir na Netflix com meu pai, na verdade nem sabia que o filme era a adaptação de um livro, mas no meio da história eu já comecei a matar que podia ser, porque eu não estava entendendo o motivo de tudo estar acontecendo assim tão rápido. Enfim... Seu post é bem diferente e eu amei lê-lo! Show! Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Então serei a do contra, sim haha, e falar que acho que tem MUITAS piores adaptações do que essas citadas. Também sou Potterhead e confesso que não senti essa demasiada decepção que muitos falam. Fugiu algumas partes do livro sim? Mas se formos colocar na balança, eles é um dos filmes mais "fiéis" da atualidade. Como você mesmo citou, Percy, outros como Eu Sou o Número Quatro, Fallen entre outros entraram para a lista dos piores porque praticamente fogem de tudo que vemos. J.K ao menos tentou dar a sua cara nos filmes e deu super certo. A mesma coisa ao meu ver com o filme Instrumentos Mortais. Lily caiu bem no papel, o problema foi o Jamie. E agora os fãs choram litros quando veem a série, porque o roteiro é um lixo, só salva os atores. Enfim é uma opinião bem pessoal e isso vai de cada um, mas adorei o post. Espero ver uma parte 2!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!!
    Concordo com vc em gênero, numero e grau em relação ao HP. Alice tbm foi um filme que me decepcionou e muito, mas o Johnny lá ajuda a engolir um pouco haha. Desventuras em série ainda não assisti, mas pretendo fazer isso em breve. Dezesseis luas eu nao consegui assistir até o fim sabia? Sempre durmo hahaha. Eragon e Percy é um caso de assassinato literário puro... tanto que nem fez sucesso né?
    Outro filme que eu colocaria na sua lista é o Academia de Vampiros. O livro é incrivel, agora o filme...

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem