Resenha: As 100 piores ideias da História - Michael Smith e Eric Kasum



Título:
As 100 Piores Ideias da História
Autor: Michael Smith e Eric Kasum
Editora: Valentina
Páginas: 112
Onde comprar: Saraiva
Sinopse: Desde que Adão deu uma mordida no fruto proibido e foi expulso nu em pelo do Jardim do Éden, a humanidade tem tido uma ideia pior do que a outra. De líderes políticos obtusos e cientistas loucos a cantores pop que não cantam bulhufas, As 100 Piores Ideias da História é uma celebração das mancadas homéricas – e muitas vezes histéricas – que deram origem a guerras, afundaram países, arruinaram empresas, destruíram carreiras, causaram prejuízos de milhões e até, pasmem, ameaçaram a Terra. Abrangendo política, cultura popular, moda, esporte, tecnologia, ciência, showbiz e muitas outras áreas, este livro irreverente e espirituoso, divertido e criativo, escrito por um publicitário e um jornalista, é recheado com fotos engraçadas e informações úteis, mostrando de forma bem-humorada como sacadas (burradas, na verdade) geniais se transformaram em frias estupidamente geladas (e bota geladas nisso!) – e o incrível efeito que essas gafes e mancadas ainda têm sobre o mundo e nossas vidas. E, no final (UFA!), más ideias que se tornaram ótimas.

Opinião



As 100 piores ideias da história é um livro no estilo ''Guia dos Curiosos'', só que muito mais histórico, claro.  A despeito disso qualquer pessoa pode curtir o livro e suas curiosidades. 


Ele é dividido entre mancadas políticas, cinematográficas, da literatura, negócios e arquitetura. Nele conhecemos o pessoal que rolou no chão de raiva por ter perdido a oportunidade de ter os lucros de Star Wars, da Coca-Cola,  entre outros. Sem falar das invenções mais inúteis que alguém jamais deveria ter pensado.


Vai conhecer também as maiores mancadas bélicas e estratégicas de guerra. Seriamente, dava vontade de voltar no tempo e estapear uma galera. Você vai saber quem deu o pontapé para as guerras mundiais e porque as decisões de generais e presidentes não são tão confiáveis assim. 



Aqui mostra também um pessoalzinho que morreu de graça por ter se achado bonzão demais para qualquer coisa dar errado. É quase um almanaque de figurinhas históricas que poderiam ser chamado de O que NÃO fazer quando estiver no comando. O livro conta até a história da octomãe, o Mike Tyson e o Alfred Binet (que eu não acho que merece estar aqui, mas ok). 


O livro todo lindamente diagramado, com cada notícia sendo mostrada como se fosse uma página de jornal. Não há erros de revisão e as cores combinam muito para dar o visual certo à esse ''guia''. Tinham algumas coisas que eu já conhecia, mas a maioria foi uma completa descoberta e eu pude rir com muitas (sim, eu tenho um certo humor negro). 

Resumindo: é um livro instrutivo, divertido e ótimo para quebrar o gelo de conversas. Chega na galera e fala ''vocês sabiam que a Coca-Cola era pra ser um remédio?''. O assunto jamais irá acabar depois de ler este livro. ;)

Recomendado a qualquer pessoa!

9 Comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Eu vi esse livro na Saraiva, mas acabei não comprando por não me chamar atenção. E sabe, mesmo assim não sei se o leria, embora eu goste de fatos como esses.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    O livro aprece ser bem interessante e legal de se ler, adoro livro com esse tipo de informação. A dica já está anotada!

    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem?
    Deu pra perceber que a premissa desse livro é maravilhosa kkkkk Quando a leitura é divertida é um "q" a mais para conquistar o leitor certo? Dica super anotada. Espero curtir a leitura tanto quanto você. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    A premissa do livro é bem interessante, mas não é uma leitura que eu faria no momento. Ando na fase dos romances, rs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. 'Seriamente, dava vontade de voltar no tempo e estapear uma galera.' rindo até 2500 com esse trecho.
    Parece um livro interessante para o público juvenil ou para quem é realmente aficionados nessas curiosidades.

    ResponderExcluir
  6. Acho que é um livro bem interessante para curiosos, até tenho vontade de conhecer mas não seria uma leitura obrigatória para mim.

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Vou passar a dica dessa vez... apesar de curiosa, o livro não me empolgou muito.

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. OOi!
    Parece ser um livro muuito divertido, e deve mesmo dar aquela vontade de voltar no tempo para dar na cara de umas pessoinhas. kkkkk

    ResponderExcluir
  9. Olá! Me encantei pelo livro, pela sinopse e formato.
    Gostei bastante da resenha, ainda não conhecia.
    A leitura deve valer super a pena, anotada a indicação !!!
    bjooooo

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem