Resenha e Diário de Uso: Amar, rir e comer



Título:
Amar, rir e comer
Autor: Dr. John Tickell
Editora:Valentina
Páginas: 204
Onde comprar: Saraiva
Sinopse: Baseado no bom senso, na ciência e na alimentação saudável, Amar, Rir e Comer é um guia acessível, simples e descomplicado para você melhorar sua saúde e prolongar sua expectativa de vida. De qualidade de vida, principalmente. Com sabedoria prática e notória competência médica e científica, Dr. Tickell traz ao Brasil seu Programa ACE: Atividade Física, Controle Mental e Educação Alimentar. Atuando simultaneamente sobre o corpo, a mente e a boca – os três fatores críticos da vida saudável –, o Programa ACE compreende um conjunto de instruções sobre como manter-se ativo, reagir às pressões externas controlando o estresse e alimentar-se de forma inteligente. Amar, Rir e Comer contém um programa de desintoxicação de sete dias, planos alimentares que funcionam – simples, saborosos e completos –, deliciosas receitas e uma lista de Petiscos Infalíveis para você se manter energizado o dia inteiro.

Resenha 


Os assuntos emagrecimento e dieta estão em alta há muito tempo e duvido que irão desaparecer, mesmo a longo prazo. Mas de alguns anos para cá veio um outro assunto para complementar os outros: saúde. Agora as pessoas não querem mais só perder a gordura, elas querem perder e se manterem saudáveis. Sabemos que há muitas dietas por aí que propõe resultados milagrosos, mas pedindo muito e sem contar as consequências do pode vir. Em Amar, rir e comer nós temos o contrário disso. O Dr John Tickell, pesquisador veterano em saúde, nos apresenta um programa para mudar completamente seu estilo de vida sem cortar o que te faz feliz. 





O livro é dividido em 3 partes. A primeira apresenta o programa criado pelo autor: ACE - Atividade Física, Controle Mental e Educação Alimentar. Essas são as três bases para as mudanças que devem ocorrer em nosso estilo de vida para promover um organismo mais saudável e feliz. Somos apresentados ao estudo sobre os Okinawenses, população no Japão que tem médio de vida acima de 90 anos e que apresentam índices muito menos de doenças comuns no ocidente como diabetes, cardiopatias, neoplasias e hipertensão.



A segunda parte apresenta maneiras concretas de mudar seus hábitos de vida. Há dicas de exercícios físicos para fazer em casa (com imagens), exercícios de relaxamento e explicações sobre cada tipo de alimento. É tudo muito bem explicado com bom humor, apesar da linguagem técnica sobre todos os benefícios de cada hábito. O Dr John explica cada passo como se estivéssemos no seu consultório sendo atendidos. Parece realmente um papo íntimo e divertido.




Na terceira parte aprendemos os benefícios verdadeiros dos alimentos para cada aspecto do organismo, assim como os malefícios dos alimentos processados. Tudo está ali, didaticamente explicado, sem restar nenhuma dúvida de porquê aquilo faz mal e precisa ser cortado. E durante todo o livro recebemos dicas dos hábitos do povo de Okinawa e a comparação de sua saúde com a do Ocidente, só para dar uma reforçada. Há também planos alimentares bem definidos, montados com base nos 10 super-alimentos mais consumidos por esse povo. São dietas ótimas, que não deixam ninguém passar fome e ainda nos permite tem um momentinho para ingerir algum veneninho processado delicioso hahaha Mas sempre com a reflexão: eu preciso mesmo disso no meu corpo?


Diário de Uso


Quando solicitei esse livro, pensei logo que uma resenha sobre ele ficaria incompleta se eu, pelo menos, não tentasse utilizar algumas dicas do livro. Há um tempo venho mudando meus hábitos, pois eu tinha crises horrorosas de gastrite e de ansiedade. Percebi que minha alimentação e estilo de vida tinham muito a ver isso. Pois bem. Eis o que fiz:

Alimentação: Escolhi a dieta Nº 3 do livro, pois dizia ser a melhor para uma perda de peso saudável. Aprendi a ler os rótulos das embalagens de tudo que compro no supermercado, pensando no nível de Interferência Humana que havia em cada lanchinho. Esse é um termo muito importante no livro. Cortei óleo de girassol e canola da minha vida, assim como as margarinas. Diminuí o pão e fruta só in natura. Sucos com pouco açúcar, ou pelo menos usando o mascavo. 

Exercícios: Escolhi quatro músicas de fitdance no youtube e danço 3 vezes por semana à noite. Se me der na telha, faço mais vezes ou aumento 2 ou 3 músicas. No livro, o aumento do exercício é gradual, para não fatigar o corpo antes dele se acostumar com a mudança. Ah, lembre-se, qualquer ato novo em sua vida, seu corpo só aceita após 20 dias. Então, devemos começar com exercícios leves, que nos agradem e depois aumentar a quantidade. 




Relaxamento: Aprendi a me proibir de trabalhar em qualquer coisa que me deixasse cansada ou estressada depois das 18h, comecei a tirar mais tempo para ler, ouvir músicas e usar minhas coisinhas que eu comprava e deixava largada porque não me sentia bem usando (achando que estava perdendo tempo). Vi uns vídeos de yoga simples no youtube e segui uma rotina de alongamento de 1 minuto antes de dormir e ao acordar. Passei a buscar minha sobrinha para ficar mais vezes na minha casa. Ela dá um trabalhinho, como todo bebê, mas é tão amorzinho e divertida que só me dá alegria! E esta naquela fase maravilhosa de descobertas, em que todo dia é um negócio novo para ver e dar risada. Não podemos perder esses momentos. 

Resultado de um mês e meio de uso: Um quilo e meio a menos. Siiim!!! Funcionou comigo! Agora é só ladeira acima, haha. É claro que eu sei que nem todo mundo tem uma rotina como a minha, que possibilite noites livres, comprar certos ingredientes ou produtos para relaxar, mas com criatividade nós conseguimos atingir nossas metas. E com saúde.

Taí: Amar, rir e comer é um diário de saúde para nos livrarmos da toxicidade do mundo moderno e reaprendermos a dar valor ao simples e que nos faz verdadeiramente o bem. Tá muito mais que recomendado. 

13 Comentários

  1. Oi tudo bem?
    Emagrecer sempre é bom mas acredito que sempre tem que ser com saúde e nos fazendo bem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Acho que a saúde sempre tem que vir em primeiro lugar, o livro não é algo que seja do meu interesse, mas é boa opção para quem gosta.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ano passado eu li alguns livros nesse mesmo sentido e dei uma mudada geral na minha alimentação, emagreci quase 20 quilos e venho mantendo o ritmo com alimentação balanceada e hábitos mais saudáveis. Gosto de leituras assim e achei muito bom você ter colocado em prática as dicas do livro.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? É um livro bem diferente do que estou acostumada, mas achei muito interessante. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Tudo?
    Como você tenho crises de gastrite e intolerância à lactose some a isso uma retirada de vesícula rs. Então não me ligo nem um pouco em livros de emagrecimento mas som que possam ajudar minha saúde fiquei surpresa ao ver seu relato e me dizer que deu certo me conta como fez por favor. ...rs. suas dores de estômago também passaram?
    Beijo
    Raquel machado
    Leitura kriativa
    Http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!!! Eu já havia mudado alimentação e incluído algumas coisas que dizem que ajuda a melhorar. Tem mais de um ano que não tenho nenhuma crise de estômago :) adicionei mais limão, manjericão, açafrão e e alimentos anti-inflamatórios na dieta.

      Excluir
  6. Olha que livro super interessante! Sua indicação caiu do céu, pois esta semana tive uma crise de gastrite, passei dois dias tomando chás, água de coco e soro. Como minha mãe dizia, o peixe morre pela boca. Sou teimosa, sei que certos alimentos me fazem mal e acabo abusando. Resolvi mudar alguns hábitos e espero conseguir mantê-los, principalmente depois de ler este post!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. As dicas parecem ser ótimas e a ideia do livro é muito interessante. Fiquei interessada, afinal comer bem e ser feliz e saudável é uma meta sempre.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  8. Oiii!

    Muito bacana saber que além de ser uma leitura agradável o livro também está te ajudando. Isso é muito bacana!
    Espero que você continue determinada

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá, adorei as dicas, o livro deve ser muito útil para quem quer levar uma vida saudável mesmo, também tô pensando em fazer uma dessas mudanças na minha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi. O livro me remeteu a linha Biomática, lógico que posso estar errada, mas como há um bom tempo cuido de minha vida e saúde de forma mais integral com as Práticas integrativas, acho que não sou o público alvo.

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Esse não é o tipo de leitura que costumo fazer, mas, acredito que o livro tenha muito agregar, principalmente atualmente, em que muitos estão em busca do corpo perfeito ou querendo ter uma alimentação mais saudável.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Curti o livro! Ando meio preocupada com isso, descobri que meu percentual de gordura é super alto e iniciei acompanhamento com nutricionista... Acho que gostaria de mais informações, dica anotada! É bom saber que pra você funcionou. :)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem