Resenhas: O Diário Secreto de Lizzie Bennet

A web série produzida para o youtube The Lizzie Bennet Diaries é uma das minhas séries favoritas e eu não me canso de relembrar os melhores momentos dela. Para quem não conhece o The Lizzie Bennet Diaries é uma adaptação moderna de um dos clássicos mais famosos na literatura inglesa, Orgulho e Preconceito, escrito por Jane Austen em 1813. Eu sou suspeita para falar de Austen já que ela foi a romancista que me fez amar a literatura, portanto em uma outra oportunidade posso falar mais sobre suas obras. Nesse momento eu pretendo descrever as minhas impressões sobre O Diário Secreto de Lizzie Bennet, livro publicado após o termino da web série e que trás segredos não revelado durante a apresentação da série.



Título:O Diário Secreto de Lizzie Bennet
Autor: Bernie Su e Kate Rorick
Editora: Verus
Páginas: 364
Onde comprar: Saraiva
Sinopse:Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet — e para os seguidores de Lizzie na internet. De repente, Lizzie — que sempre se considerou uma garota bastante normal — se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto... Com reviravoltas que vão deliciar os fãs de Jane Austen, assim como novos leitores, 'O diário secreto de Lizzie Bennet' expande o fenômeno da web série que encantou quase dois milhões de espectadores e faz uma releitura inédita de Orgulho e preconceito.




Apesar de O Diário Secreto de Lizzie Bennet ter nascido como um complemento da web série, ele é um livro com tantas informações novas que conseguiram definitivamente me convencer da complexidade e dedicação de todos os responsáveis por esse projeto. The Lizzie Bennet Diaries é uma web série fantástica, que conseguiu com muita destreza adaptar a estória de Orgulho e Preconceito para os tempos modernos com poucas alterações dos eventos originais, trazendo os mesmos personagens criados por Jane Austen. Projetos como esses são raros, levando em consideração os muitos livros que são adaptados para séries e filmes, alterado quase totalmente a obra do autor.

Lizzie Bennet é... Ela não é ruim, eu acho. Dá para o gasto . Mas porque eu me incomodaria em dançar com ela quando ninguém mais está fazendo isso?


Apesar de algumas pessoas acharem que a adaptação de uma obra literária é quase que um plágio, acredito que a habilidade de transpor uma obra que foi escrita no final do século XVII para uma linguagem do século XXI é quase como se fazer uma obra completamente nova. O Diário Secreto de Lizzie Bennet é uma homenagem sincera e sensível a uma autora fabulosa como Jane Austen, além de ser um ótimo material para introduzir a literatura clássica aos novos leitores que muitas vezes não conseguem se conectar com personagens tão fora do seu tempo.
Eu... Já se passaram dois dias e eu ainda não acredito que ele disse aquilo - e não consigo acreditar em como eu reagi! Ai, merda - eu falei para ele ver os meus vídeos. Ver os meus vídeos.
O ponto mais importante dessa obra é o quanto você pode se diverti com a leitura, é uma linguagem irônica e ao mesmo tempo acessível aos leitores jovens, bem ao estilo Jane Austen. O romance entre Lizzie e Dancy continua sendo apaixonante, com uma pitada há mais de euforia, já que vivemos em um século completamente diferente daquele conhecido por Austen, aonde o máximo que um casal de namorados podiam fazer juntos eram andar um ao lado do outro ou dançar nos bailes.

Algo que me surpreendeu de maneira positiva no final foi a mudança no destino original de duas personagens femininas (que não vou citar os nomes para a resenha não te spoilers), afinal um casamento não se encaixaria muito bem no contexto da narrativa dessas personagens, levando mais uma vez em consideração o fato de ambas as estórias (Orgulho e Preconceito e O Diário Secreto de Lizzie Bennet) se passarem em séculos distintos.
A atriz americana Ashley Clementes que dá vida a Lizzie na Websérie The Lizzie Bennet Diaries

O Diário Secreto de Lizzie Bennet é o tipo de livro que agradará não somente aos fãs da websérie, mas como também aos não fãs. Tem uma narrativa envolvente e moderna, além da vantagem de você poder também acompanhar a websérie durante a leitura. Aprovado e recomendado!



 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem