Resenha: Confissões Online 2 - Entre o real e o virtual



Título:
Confissões Online 2 - Entre o real e o virtual
Autor: Iris Figueiredo
Editora: Generale
Páginas: 216
Onde comprar: Saraiva
Sinopse: Mariana Prudente realizou seu maior sonho: fazer intercâmbio. Depois de dois meses de muito aprendizado e diversão no Canadá, ela voltou para casa, mas, dessa vez, é Arthur quem parece distante. Para completar, além de não ter a menor ideia do que fazer com o próprio futuro, Nina, sua melhor amiga, está de malas prontas para fazer faculdade em outro estado. Mari, então, mais uma vez faz de seus vídeos o lugar ideal para extravasar e falar sobre seus anseios e a sua rotina diária. O canal Marinando ganha cada vez mais acessos e vira um fenômeno na internet. Com a sua vida virtual dominando a real, Mariana ainda precisará acertar as contas com o passado e enfrentar quem não está feliz com o sucesso dela. Mas, com a ajuda de uma nova amiga, Mari conseguirá enfrentar os momentos bons e ruins dos próximos meses e finalmente descobrir quem ela realmente é.
 Leia a resenha do primeiro livro clicando aqui.

Resenha 

E finalmente consegui ler a continuação que tanto esperei! Em Confissões Online 2, a Mari já não está mais no Ensino Médio... mas será que o Ensino Médio não está mais nela?




Depois do intercâmbio o canal da Mari, Marinando, ficou ainda mais pop e, claro, com mais seguidores. Ela conheceu gente de outros países e também brasileiros! A nova bff é a Pilar, uma mineira cheia de atitude. O livro não passa muito tempo descrevendo o que acontece com a Mari lá no Canadá (afinal ela só ficou 2 meses) e em poucas páginas estamos de volta ao Brasil e às coisas não finalizadas deixadas por aqui.

Nina continua com seu problema alimentar, Arthur parece esconder algo de Mari, sua irmã só pensa em terminar de organizar o casamento... e Mari odeia o limbo de não estar na facul e nem estar na escola. Entre o cursinho e os problemas com namorado e amigos, Mari tem que manter o canal ativo e interessante e ainda lidar com uma nova youtuber que parece querer tretar o tempo todo com ela!

Impressão

Nesse livro a Iris trabalhou mais sobre as consequentes de ser famoso na net. Mari e Nina começam a pecar: elas leem os comentários. Além disso, Nina em pouco tempo irá se mudar para São Paulo e morar sozinha para estudar. Será que isso vai dar certo para uma menina que não tem nenhum apoio ou controle emocional?

Arthur passa um tempo aparentemente sem fazer questão de ver a Mari e acabamos descobrindo que a Carla, aquela ex dele, está de volta ao Brasil também! OMG. Enquanto isso nossa protagonista está ocupada participando de eventos do canal. Como uma jovem adulta vai lidar com tudo isso?


Senti um amadurecimento tanto na escrita da Iris quanto na forma da Mari lidar com as coisas da vida dela. Claro que no início ela faz péssimas escolhas e age de forma bem infantilizada. Mas como o livro rolaria se não tivesse isso, né? Para piorar uma personagem retorna para acabar com a segurança do mundo virtual da Mari. Já sabem quem é?

Aqui temos a narrativa da Mari lidando com o trauma passado com o Léo, Eduardo e Heloísa. Foi uma coisa bem importante trabalhada de forma bem leve. Temos também a Nina finalmente enfrentando seus demônios. Pilar é um adicional bem inteligente à trama, dando uns ups nos diálogos. A palavra que define esse livro é: enfrentamento. Ele fechou muito bem essa duologia adolescente que lidou com assuntos tabus de forma tão tranquila. Claro que em um livro tão pequeno não dava para explorar o quanto eu gostaria (adoro problematizar), mas as decisões que a Mari acaba tomando são como um conselho para quem estiver lendo o livro e passando por esses problemas. A resolução do impasse com a outra youtuber não poderia ter sido mais acertada.



Adorei a forma como tudo rolou. O livro é um pouco mais ousado, mais jovem-adulto, com mais eventos interessantes e com o mesmo tipo de escrita. A leitura é bem rápida. Cada capítulo foi feito para terminar de um jeito que você precisa ler o próximo! Gosto muito disso. Mais uma vez passei dois dias muito divertidos na companhia de Mari e sua turma. O final deixa um gostinho de quero mais e com possibilidades de uma continuação. Eu quero! <3

Enfim... recomendo muitíssimo para adolescente e jovens adultas que querem uma leitura tranquila, bem humorada e levemente problematizada.

14 Comentários

  1. Ainda não li o primeiro livro, mas parece ter a mesma pegada que os livros da Paula Pimenta, né? Personagens jovens, intercâmbio, e as tretas da adolescência haha. Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Achei legal a autora explorar a fama da internet e como isso pode afetar as pessoas.
    Já vi o primeiro livro por mas não sabia do que se tratava.
    Fiquei curiosa em ler.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. OOi!
    Acho que já vi falar sobre esses livros, mas creio que é a primeira resenha que leio. parece ser uma olha bem leve e divertida! Dica anotada! <3
    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Grazi =)
    Não estou lembrada de conhecer esse livro. Parece divertido, anotei a dica. Quero ler mais livros com esse tema, estava até a procura. Beijos'

    ResponderExcluir
  5. Olá! Sua resenha tá linda, mas a proposta do livro não me atraiu. :)
    Dessa vez passo a dica.
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  6. Oi Grazi
    Estou muito curiosa para ler os dois livros!
    Eu gosto muito desta temática, tanto de internet e de jovens
    Acho que estas leituras independem de idade, eu leio sempre..rs
    Adorei seu post e já coloquei os livros na mi ha lista
    As fotos também ficaram ótimas
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Nossa eu tinha ouvido falar desse livro tem uns tempos já. Naquela época me interessei muito porém não li. Hoje você fez reviver todo aquele sentimento de querer ler e eu gostei da sua resenha. Dica anotada (;
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    A história parece ser uma graça! Adorei a resenha e o modo animado como você a escreveu. Acho que não leria os livros da coleção no momento por estar em um outro gênero literário, mas com certeza indicarei o livro para algumas pessoas.
    Beijo
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  9. Oie, eu não entendi muito bem essa resenha por não conhecer o primeiro livro, mas achei que tem uma premissa de adolescentes com problemas rs
    Parece ser bom. Beijos *-*

    ResponderExcluir
  10. Confesso que não entendi muito a resenhas mas é provavel que é porque não li o primeiro livro então boiei legal, mas eu tenho uma breve ideia de sobre o que esse livro se trata e eu acho a historia bem legal para incentivar os jovens a lerem ja que flaa sobre esse mundo do youtube que está tão famoso

    ResponderExcluir
  11. Oieeee
    Tudo bom?
    Não conhecia o livro e nem o primeiro. Ele me pareceu um livro mais para adolescente ou estou enganada?
    Eu gosto desse tipo de leitura, quando leio um livro pesado, que aí as outras leituras irão fluir. Quero conhecer melhor a história, então irei procurar pelos livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Grazi, acho que já tinha ouvido falar do primeiro, mas não fazia ideia que era uma duologia.
    Adoro livros adolescentes que trazem questões mesmo da vida deles e envolvendo youtube é impossível não achar tão real.
    Fiquei bem curiosa para saber mais sobre a história.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Não me lembro de ter lido nada sobre o primeiro livro, mas achei bem legal o fato de ter esse amadurecimento, tanto da personagem quanto da escrita da autora.
    Bjs

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem