Resenha: Sonhos elétricos - Phillip K. Dick

Resenha

Philip Dick é um dos Reis da ficção científica, sem dúvida, mas no que tange as adaptações televisivas e cinematográficas ele não tem muita concorrência: Sonhos Elétricos é uma antologia de contos do início da carreira de Dick que foram reunidos neste livro após a produção da série homônima da Amazon Prime que aborda cada um dos 10 contos em um episódio. 






Uma vez que estas histórias vieram à luz logo no início da carreira do autor, é perdoável que não tenham os conhecidos plot twists e confrontamentos pesados pelos quais sua obra ficou conhecida, mas não há nenhuma decepção aqui. Os contos tem a habilidade de promoverem discussões certeiras sobre o assunto abordado e conversa com qualquer geração que os leia. O conto "Argumenta de Venda", por exemplo, me deixou embasbacada pelo realismo com que aborda um dos maiores males do nosso tempo: o insistente e desavergonhado marketing de produtos. 


E o que dizer de "O enforcado desconhecido " em que um homem está morto no meio na rua, pendurado pelo pescoço, e ninguém vê nada de errado nisso? Essa coletânea não teve o mesmo impacto que outros livros do Dick, mas cumpre a que veio como um grande exemplo de que o scifi é o gênero do futurismo e - por que não - do videntismo. 




Foi uma leitura muito mais leve do que estou acostumada em se tratando de Dick, com poucas páginas e um carisma tal na maioria dos contos que geraram interesse facilmente e por isso mesmo recomendo o livro a qualquer um que estiver querendo começar a admirar esse gênero/autor.

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem