Resenha: Amor para um escocês - Sarah MacLean



Título:
Amor para um escocês
Original: Scot in the dark
Autor: Sarah MacLean
Editora: Gutenberg
Páginas: 302
Onde comprar: Livraria Cultura
Sinopse: Lillian Hargrove viveu sozinha por anos, reclusa, ansiando por amor e companhia. Desiludida de que todos os seus sonhos pudessem um dia se tornar realidade, a mais bela jovem da Inglaterra se envolve com um artista libertino e mentiroso, que promete amá-la para sempre e implora para que ela pose como sua musa para um escandaloso retrato. Encantada pelo carinho e pela admiração que recebe dele, Lily aceita a proposta e se entrega de corpo e alma ao homem mais falso de Londres, mas fica exposta para toda a Sociedade, tornando-se motivo de piada e vergonha. A jovem, entretanto, não esperava que um bruto escocês, recentemente intitulado Duque de Warnick e nomeado seu guardião, atravessasse a fronteira da Inglaterra para impedir que a ruína a alcançasse. Warnick chega em Londres com um único objetivo: casar sua protegida – que é bonita demais –, transferindo o problema para outra pessoa, e, em seguida, voltar à sua vida tranquila na Escócia, longe daquele lugar odioso que é Londres. O plano parece perfeito, até Lily declarar que só se casaria por amor, e o duque escocês perceber que, aparentemente, há algo naquele país que ele realmente gosta…


Resenha

A bela Lily  Hargrove estava cansada de ser ignorada por seu novo tutor, o escocês Alec Stuart, relutante Duque de Warnick. Com isso, acaba caindo nas garras de Derek Hawkins, um artista libertino que a ilude com a atenção que ela tanto ansiava e faz uma pintura escandalosa da garota - que ele pretende revelar como peça principal de sua obra em um evento com toda a aristocracia de Londres. Informado sobre isso pelo seu advogado, Alec decide viajar para a Inglaterra para tentar impedir a ruína daquela que ele nem sabia ser sua pupila. Ele acaba descobrindo para seu descontentamento (ou desconforto) que Lily é linda e impetuosa demais para seu próprio bem. 

O livro é mais um romance muito gostoso e bem montado da maravilhosa Sarah MacLean. Alec é um duque relutante pois aprendeu a odiar Inglaterra desde um fato tenebroso de seu passado. Mas retorna para lá no intuito de salvar sua pupila, que não tem culpa de  nada. Lily, por sua vez, não consegue confiar nesse homem que a abandonou por tanto tempo. Mas é claro que com a convivência, os dois perceberão que um tem o que o outro precisa para se libertar de seus fantasmas.



É verdade que eu tive alguns problemas com a protagonista - Lílian me pareceu bem inverossímel e sem graça em face de todas as outras distrações do livro. Suas motivações para resistir a Alec também me parecem bem fracas, mas as cenas são desenvolvidas tão bem, com a ajuda de outros personagens já amados, que é impossível não gostar da narrativa. O romance desenvolvido entre Alec e Lily é bonito, mas não me fez ficar tão apaixonada quanto a relação do livro anterior. Adorei como os dois vão aos poucos percebendo o que querem de verdade e e quem são, mas eles ficaram muito mais atraentes quando finalmente tornaram-se um casal. É como se separados eles fossem mesmo incompletos. 

O livro reúne outros grandes personagens da linha do tempo da Sarah MacLean - Rei, o marquês de Eversley, de Cilada para um marquês, Duncan West de Nunca julgue uma dama pela aparência e as maravilhosas Irmãs Perigosas, que fazem parte das melhores cenas. Além disso, temos uma personagem surpresa mais para o final, que fez parte da trilogia Os Números do Amor e que ajuda a amarrar as pontas do enredo para que tudo se resolva da melhor forma possível - e que não foi nenhum pouco esperada e me deixou bastante satisfeita. Esse enredo possui os toques da discussão levantada por Sophie no livro anterior, sobre o papel da mulher nessa sociedade e a injustiça da forma como olham diferente para homens e mulheres, mas achei bem mais sutil. Sophie era uma personagem mais segura, acho eu. 

A edição tem uma diagramação fofa, feminina e parecida com o anterior, com as manchetes do Escândalos e Canalhas no início de cada capítulo. Não lembro de erros de revisão e a fonte com as páginas amareladas não cansam na leitura. Um volume ótimo. 

Amor para um escocês é, então, mais uma ótima narrativa da Sarah com a mesma qualidade de suas outras histórias. É uma narrativa mais delicada por causa dos passados dos protagonistas, mas envolvente mesmo assim. Uma ótima leitura de fim de tarde.

7 Comentários

  1. Olá.
    Nunca li nada da autora, na verdade, o meu género é mais policial/thriller mas gosto de variar um pouco com alguns romances.
    Vou pesquisar mais sobre a autora.
    Obrigada pela dica, gostei da tua resenha.
    https://livrosepapel.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei mais do casal anterior também, mas adorei o fato da autora ter usado o quadro de um nu pintado para denegrir a imagem da mulher, no caso, nossa mocinha. Hoje os homens gostam de fotos e vídeos íntimos né?
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Nossa estou bem doida para ler esse livro da autora <3 Não curti muito o primeiro, porém Sarah para mim sempre melhora a medida que as histórias andam. Espero gostar também.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?

    Não sou fã mais desse gênero, acabei me sentindo saturada dele, além do fato de as histórias parecerem seguirem quase que a mesma fórmula, com os mesmos problemas narrativos e de construção de personagens. A protagonista deste, pelo que você mesma já apontou na resenha, também me pareceria problemática. O que mais me irrita nesse gênero é, justamente, a personagem feminina que entra em contradição o tempo inteira, sempre soando fraca e boba. Gostei muito da resenha, pois me fez perceber a verdade dela.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com vontade de ler! Obrigada pela resenha :)
    Abraços, Larissa de:
    minhaliteraturinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ola, tudo bom?
    Eu adoro a escrita da Sarah e ja li outros dois dela. Pretendo ler esse principalmente depois de sua resenha. Eu não sabia quase nada da história, mas achei a premissa bem interessante.
    Beijos, Yasmim.

    https://literarte.blog.br

    ResponderExcluir
  7. Olá! Já faz algum tempo que esse livro está na minha lista. Essa atitude insana da Lily me fez gostar dela, haha. Se hoje as mulheres são obrigadas ao recato, quanto mais naquela época! Logo logo eu vou ler. Amei sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem