Título: Como Star Wars conquistou o universo
Autor: Chris Taylor
Editora: Aleph
Páginas: 616
Onde comprar: Amazon
ResenhaSinopse: Por várias gerações, Star Wars tem arrastado fãs de todas as idades aos cinemas, às lojas de brinquedos, às livrarias ─ praticamente a todo lugar que se vai, Star Wars está presente como uma entidade maior do que os filmes da saga. É tão abrangente em todos os sentidos que mesmo aqueles que não assistiram ao filme conhecem a figura de Darth Vader e a maior revelação da história criada pelo cineasta George Lucas. Em um trabalho jornalístico surpreendente, Chris Taylor revela segredos que até o fã mais radical desconhecia, derruba e confirma antigos mitos e rumores sobre sua produção, e dá voz a todo mundo que foi relevante na criação de Star Wars como um todo, de aliados a desafetos de George Lucas. Porém, apesar de falar sobre Star Wars, o livro vai muito além: fala sobre cinema em geral, administração, gerenciamento de marca e até determinação pessoal.
Finalmente uma verdadeira biografia de um dos maiores sucessos cinematográficos e comerciais de todos os tempos.
É preciso dar crédito ao Chris Taylor. Foi uma pesquisa muito extensa e bem feita, Além disso, conseguir entreter o leitor com um texto mais ou menos jornalístico ao longo de mais de 600 páginas não é para qualquer um. Mas, claro, não estamos falando de qualquer coisa. É Star Wars. Taylor inicia o livro nos contando sobre outras sagas de sucesso e que meio que serviram de base para o que SW viria a ser. Após isso, temos páginas e páginas sobre a história da criação do fenômeno, mas não começa já no episódio IV. É contada a história de Lucas George - ''O Criador'' - e de Hollywood e vemos o contexto no qual cada filme foi desenvolvido e divulgado.
Taylor faz mais do que dar créditos a quem merece e contar absolutamente tudo que o fã mais ávido gostaria de saber, mas também da uma aula de marketing e cultura. Aos poucos ele vai nos mostrando como um filme com tão baixo orçamento e sem nenhum precedente dessa magnitudade, conseguiu arrebatar corações a nível mundial. E teve muita coisa para isso.
São muitas curiosidades apresentadas que nos fazem pensar ''mas que absurdo'' e outras que puxam um ''mas que genialidade!''. Eu me senti lendo algo no estilo ''Harry Potter e seus fãs'' livro no qual a autora, Melissa, conta tudo dos bastidores dos pré-lançamentos, lançamentos de filmes e livros, o mundo do debate virtual, as guerras de fandom e etc. Há um espaço dedicado a falar sobre os fãs, afinal, são eles que sustentam a saga. Taylor fala até sobre a religião ''Jedaísmo'', criada com preceitos e bases da saga. Fala também sobre a conturbada relação de Lucas e sua obra e da disputinha entre ele e o Steven Spilberg. Taylor conta também as tretas envolvendo SW e seus responsáveis. Adoro. Tem uma galeria de fotos bem bacana também.
Eu recomendo o capítulo ''Como se dar bem com sequências'' para certos diretores por aí u_ú
Sobre a edição: muito bem feita, como todas as outras da coleção Star Wars da Aleph. Detalhes em preto dividindo capitulos, folha amarelada, fonte de tamanho agradável. Não achei problemas de revisão. A lombada é vermelha e não dobra quando a gente abre o livro. Um alívio.
Enfim, é um livro didático nem um pouco cansativo que nem mesmo o fã mais hardcore conseguiria botar defeito. Ao fim do livro, até mesmo quem não conhecia quase nada dos bastidores, se sente um expert.
P.S.: Deixo para vocês uma entrevista que o Bookeando fez com o autor do livro. Divirtam-se clicando aqui.